Na última sexta-feira (21/07), o Sistema Ocergs promoveu o 1º Workshop Temático do RSCOOP150 no interior, no auditório da Cooperativa Central Gaúcha Ltda (CCGL), em Cruz Alta. O evento contou com a participação de 57 pessoas de 25 cooperativas e teve como tema o Trade Marketing. A iniciativa integra o projeto de Acesso a Mercados, coordenado pelo Comitê 3 do RSCOOP150, que visa à oferta de soluções para aumentar a participação das cooperativas no mercado local, estadual, nacional e internacional.
O Sistema Ocergs tem trabalhado por meio do Programa RSCOOP150bi pautas que impulsionam e fomentam o desenvolvimento do cooperativismo gaúcho. A meta estabelecida pela iniciativa perpassa pelo trabalho articulado com as cooperativas de todos os ramos a fim de cumprir com os objetivos institucionais.
O presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, convidou os participantes a pensarem fora da caixa para desenvolver o cooperativismo gaúcho, capacitar profissionais e pensar a intercooperação como oportunidade para que as cooperativas ganhem força e competitividade de mercado juntas. “Resultados diferentes requerem estratégias diferentes e é isso que o RSCOOP150 propõe. Os workshops temáticos no interior acontecerão para buscarmos essa construção juntos”, destaca.
O gerente de Planejamento, Emanuel Malta e o coordenador de Inteligência de Dados do Sistema Ocergs, Cássio Triches, apresentaram os objetivos do Plano e os programas desenvolvidos pelo Sistema para desenvolver as coops com resultados baseados em dados. E a gerente geral do Sistema OCB, Fabíola Nader Motta, apresentou como a unidade está apoiando o Sistema para o alcance dos resultados do Programa.
Intercooperação no RSCOOP150
O case de intercooperação da Smartcoop foi apresentado pelo coordenador da Rede Técnica Cooperativa, Geomar Corassa, trazendo ações e resultados do princípio do cooperativismo que ele acredita ser uma ótima ferramenta para fazer acontecer o RSCOOP150.
Para ele, a ferramenta SmartCoop democratiza o acesso à tecnologia nas lavouras gaúchas. Por meio de aplicativo implementado por cooperativas ligadas à Federação das Cooperativas Agropecuárias do RS (Fecoagro/RS), pequenas propriedades rurais passaram a dispor, gratuitamente, do mesmo pacote tecnológico de ponta utilizado, até então, apenas por grandes empreendimentos.
O SmartCoop integra um mix de serviços que inclui estações de previsão meteorológicas, dados de velocidade dos ventos e umidade relativa do ar, além da análise da situação da propriedade por imagens de satélite talhão a talhão. Por meio do aplicativo, também é possível negociar a própria safra e locar ou vender máquinas e implementos.
RSCOOP150 – Trade Marketing para cooperativas
O Trade Marketing envolve diversa estratégias, competências e engloba os elos de uma complexa cadeia, desde quando o produto sai da fábrica até chegar à casa do consumidor e organiza as informações relacionadas para a criação da estratégia da marca para que seu produto ou serviço de fato chegue ao consumidor.
As cooperativas da região, CCGL e Cotrijal, compartilharam as estratégias e boas práticas de como as coops se mantém fieis à sua identidade, compreendem as características do público consumidor, as nuances do mercado de atuação e como fizeram a estratégia mais adequada de comunicação para trazer benefícios à marca.
Para o coordenador comercial da Cotrijal, Dioser Maron, os resultados demonstram o real interesse da cooperativa em entender o negócio do cliente para ajudá-lo a crescer. Ele defende que o Trade Marketing é mais do que merchan e exposição de produtos, mas toda a estratégia pensada para alcançar os resultados. “Nos aproximamos do cliente demonstrando o real interesse no negócio dele e em ajudá-lo a crescer. Somos realmente vistos como parceiros que orientam as tomadas de decisão, não somente como vendedores de produtos. Queremos encantar o cliente com nossas ações e fazer com que a Cotrijal continue sendo sua primeira opção. A venda é a consequência da relação de confiança que criamos”, destaca.
O gerente de Marketing da CCGL, Márcio Escobar, falou sobre o posicionamento da marca e a importância de métricas e realização de pesquisas para entender como a coop quer ser vista e como seu consumidor está vendo e principalmente, para alinhamento de comunicação. Ele demonstrou como a marca cresceu em conhecimento, consideração e preferência através de ações de Trade Marketing e uma dessas ações foi a criação do SAM (Sistema de Acompanhamento de Mercado), desenvolvido para registro de informações de gôndolas de mercados, para que seja possível um monitoramento eficiente.
Aliança Estratégica, Intercooperação e TI
O Comitê de Alianças Estratégicas, Intercooperação e TI do RSCOOP150 trouxe cases das cooperativas da região, Sicredi Planalto RS/MG, Camnpal, Unimed Planalto Central, Coeducars e Coopercargas, que apresentaram seus principais produtos e serviços, com o objetivo de promover alianças estratégicas e alavancar os resultados do Projeto.
O superintendente do Sistema Ocergs, Gerson Lauermann, no encerramento do evento, destacou que o RSCOOP150 é um divisor de águas do cooperativismo no Rio Grande do Sul. “Ele mostra que quando nos engajamos, temos um objetivo definido e caminhamos juntos, chegamos lá. Voltamos para casa hoje com a certeza de que o novo cooperativismo está sendo construído por nós. Vamos juntos”!
Próximos eventos
Seguindo o propósito de regionalização e interiorização, o Comitê Comunicação e Novos Mercados do RSCOOP150bi promove quatro Workshops Temáticos em 2023, discutindo pautas relevantes para o cooperativismo gaúcho. Confira a programação dos próximos:
10 de agosto – Santa Rosa – Tema: Inteligência das Coisas (IoT) no Agro
15 de setembro – Carlos Barbosa – Tema: Inteligência Artificial para Cooperativas
27 de outubro – Porto Alegre – Tema: Empreendedorismo para Cooperativas
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