Comunicação e Marketing como estratégia de negócio para alcançar os R$150bi de faturamento

Autor: imprensa

18 de novembro de 2022

Comunicação e Marketing como estratégia de negócio para alcançar os R$150bi de faturamento

No dia 11 de novembro, após o grande evento para firmar o compromisso de presidentes e executivos das cooperativas gaúchas com o RSCOOP150, foi a vez dos profissionais de Comunicação e Marketing se reencontrarem presencialmente para discutir estratégias de marketing para alcançar resultados reais do projeto RSCOOP150 e desenvolver cada vez mais o cooperativismo no Estado. O hub de inovação Instituto Caldeira, em Porto Alegre, foi o palco do encontro e inspirou os participantes a buscarem soluções de comunicação para os próximos cinco anos.

O presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, realizou a abertura do evento, destacando a importância da comunicação no alcance do objetivo que é comum a todos: alcançar R$150 bilhões de faturamento até 2028. “A proposta é que haja um intercâmbio de ideias, conhecimentos, pois com diferentes experiências e saberes, podemos ir muito mais longe e muito mais rápido. Vocês são os olhos, os ouvidos e a boca dos associados e comunidade das cooperativas. Precisamos de vocês para chegarmos cada vez mais longe e mostrar à sociedade os diferenciais de competitividade das nossas cooperativas”, finaliza Hartmann.

Fortalecer a imagem e a comunicação do cooperativismo brasileiro é um dos desafios
do Sistema e temos trabalhado junto com as coops para que a sociedade brasileira conheça os valores e os diferenciais do nosso movimento. A gerente de Comunicação do Sistema OCB, Samara Araujo, apresentou a Campanha SomosCoop aos presentes e lembrou da importância do uso do carimbo SomosCoop para que o consumidor possa identificar facilmente produtos e serviços do coop e reconhecer que o que está adquirindo tem qualidade e carrega os valores do movimento.

A gerente de Comunicação do Sistema Ocergs, Simone Zanatta, apresentou o time de Comunicação da casa, reestruturado para atender as demandas das cooperativas e pensar estratégias assertivas de marketing para o futuro da organização e do cooperativismo no Estado. Além disso, apresentou as novidades como a criação de perfil no LinkedIn e Instagram, lançamento do Prêmio de Jornalismo da Ocergs – com entrega prevista para setembro de 2023, e a consolidação de dois eventos para Comunicação e Marketing no próximo ano.

Networking em grupos de trabalho

Com o objetivo de emergir a inteligência coletiva, em parceria com a Escoop, os participantes foram divididos em grupos por ramos de atuação do cooperativismo para discutir os gaps, identificar os acertos e estabelecer para 2023 as prioridades das estratégicas de marketing e comunicação do coop, trazendo os profissionais de comunicação como peça peça-chave nisso.

Durante a manhã, os grupos definiram as estratégias para quatro áreas: estratégias para lideranças, assessoria de imprensa, marketing e redes sociais e comunicação institucional. A interação sobre as construções coletivas de cada grupo foi apresentada respondendo por que o tema deve
ser importante para o Sistema Ocergs; quais são as maiores dificuldades e acertos existentes em cada temática e quais devem ser as prioridades para o Sistema Ocergs para 2023? O objetivo da metodologia é que a Escoop e a Comunicação do Sistema Ocergs apresentem um relatório às cooperativas com as ações que serão o foco para o próximo ano.

LinkedIn Day e Pitch Day Coop

Os participantes puderam conhecer de perto as formas de otimizar os perfis das coops no LinkedIn, com estratégias de anúncios. Para Carlos Silva e Caroline Moura, Client Solutions Manager e Account Executive do LinkedIn, a plataforma é muito mais do que busca de emprego e sim uma forma de conectar-se a outras pessoas e empresas através de capacitação, vendas e publicidade. De acordo com o Relatório de Confiança Digital da Business Insider, a plataforma vem sendo avaliada como a mais confiável nos últimos cinco anos e os participantes receberam dicas de como começar ou manter um perfil da mesma forma.

O primeiro Pitch Day Coop foi preparado para criar uma conexão dos profissionais às principais tendências e soluções de marketing e comunicação corporativa. Para incentivar o “pensamento fora da caixa”, empresas do mercado foram trazidas para mostrar soluções reais e inovadoras.

A Soundthinkers, com alta expertise em projetos de Sound BrandingSound UX e inovação, apresentou como desenhar soluções sonoras para a marca das cooperativas. A empresa Zeeng trouxe a possibilidade de análise de marcas concorrentes para melhorar a competitividade de mercado de marketing e comunicação para as coops. A empresa Adtail, especializada em alta performance discutiu como escalar resultados através do marketing no e-commerce e mostrou como unir tecnologia e comunicação para otimização de resultados. E, por fim, a Critério, especialista em reputação e opinião pública apresentou como fortalecer o principal ativo de marca e manter uma opinião pública positiva.

Comunicação como ferramenta estratégica de negócio

A palestra “7 maneiras de convencer seu gestor a colocar a comunicação como estratégia de negócio”, com a Fale Consultoras, especialista em Desenvolvimento Humano e Facilitação de processos de Comunicação, encerrou o evento com chave de ouro e possibilitou aos participantes levarem dicas para convencer a diretoria das cooperativas a enxergar a comunicação como estratégia de negócio para o alcance de resultados.

Apresente números, dados e fatos (números, números, números); dê um “choque de realidade” (a comunicação mudou o mundo); faça benchmarking e leve exemplos (não estamos sós!); esteja antenado(a) nas tendências; ensine sobre o tema; convide para participar de eventos de comunicação (forma eficiente de ficar por dentro das tendências, trocar ideias e acessar inovações do mercado, além de fortalecer networking); e se, depois disso tudo, ainda não foi possível convencer seu gestor, pergunte: por que não?

“Construímos e vivemos um encontro cheio de trocas de experiências e muita vontade de fazer a diferença nas nossas organizações. E fizemos isso porque não existe cooperativismo sem o ingrediente principal: as pessoas que transformam nosso movimento num modelo econômico e social que impacta a realidade de muita gente”, destaca a gerente de Comunicação do Sistema Ocergs, Simone Zanatta.

Se você perdeu nosso Workshop de Comunicadores, acompanhe as redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do Sistema Ocergs.

Saiba mais sobre o projeto que norteará o planejamento estratégico das coops gaúchas nos próximos cinco anos: RSCOOP150bi de prosperidade!

 

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